A escatologia na mensagem profética
Daniel 9: 20-27; Obadias 15-21
"Por que o Dia do Senhor está prestes a vir sobre todas as nações." Obadias 15
Nesta segunda lição sobre os fundamentos da escatologia no Antigo Testamento trataremos de dois temas extremamente significativos para a escatologia bíblica, a saber: as setenta semanas de Daniel e a expressão "dia do Senhor."
Estes dois assuntos estão presentes na literatura profética e são focos de muitos debates e controvérsias. Portanto, entendê-los é imprescindível.
I- AS SETENTA SEMANAS DE DANIEL, Dn 9: 20-27
Embora haja diferentes modos de estudar a profecia de Daniel, nossa ênfase aqui é interpretá-la literalmente e mostrar que seu cumprimento final se dará no segundo advento do Messias. Daniel teve esta visão no primeiro ano do reinado de Dario, em 538 a.C. Os setenta anos do cativeiro profetizados por Jeremias estavam terminando.
a) O significado das setenta semanas de Daniel.
As setenta semanas representam 490 anos, sendo cada semana um período de sete anos. As semanas são divididas em três períodos menores de tempo:
- 07 semanas: um período de sete semanas (49 anos, Dn 9: 25),
- 62 semanas: um segundo período de sessenta e duas semanas (434 anos, Dn 9: 25-26,
- 01 semana: uma última semana (7 anos, Dn 9: 26-27), a mais cruel e temível de todas, que resulta na destruição do perseguidor e libertação final do povo de Deus.
Portanto 07 semanas+62 semanas+01 semana = 70 semanas de Daniel = 490 anos
b) As setenta semanas teriam os seguintes resultados: "fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados, para expiar a iniquidade, para trazer a justiça eterna, para selar a visão e a profecia e para ungir o Santo dos Santos", Dn 9:24. O profeta menciona seis coisas a serem feitas.
Intérpretes da profecia afirmam que as quatro primeiras relacionam-se com a obra expiatória de Cristo e a sua primeira vinda. As duas últimas se realizarão no período da tribulação.
c) O cumprimento das setenta semanas.
- O primeiro período de sete semanas pode ser uma referência à conclusão bem-sucedida da reconstrução de Jerusalém. A cidade foi reconstruída durante este período, sob oposição "nos tempos angustiosos", conforme predito em Dn 9: 25 e confirmado em Ne 4: 18.
- O segundo período, de sessenta e duas semanas, estende-se desde a conclusão da reconstrução de Jerusalém até o início do ministério de Cristo. Outros acreditam que as sessenta e duas semanas seriam o tempo durante o qual a cidade de Jerusalém seria reconstruída (538 a.C) e quando foi destruída pelos romanos (70 d.C).
- A última semana (7 anos – Dn 9: 26-27), será bem distante das demais. Haverá um acordo feito por um "príncipe" com os judeus. No meio da semana, este príncipe porá abominações no santuário e começará urna perseguição contras os judeus. No fim da semana, haverá o julgamento e um reino de justiça será estabelecido.Quando os judeus tiverem de ser varridos completamente de sobre a face da terra, Jesus descerá dos céus com a igreja, declarará guerra contra o Anticristo, o vencerá e o amarrará por mil anos. Esta semana será inaugurada com o arrebatamento da igreja, segundo a interpretação dispensacionalista, e terminará quando a Igreja voltar com Jesus para reinar com ele no milênio.
II – O DIA DO SENHOR NO ANTIGO TESTAMENTO
A expressão "dia do Senhor" é muito comum no Antigo Testamento. De forma geral, era uma referência ao dia em que Deus subjugaria os inimigos e salvaria Israel seu povo eleito. Seria, portanto, um dia de juízo, mas também de salvação.
a) Dia de juízo. Os israelitas acreditavam que nesse Deus se levantaria para julgar todos os seus inimigos e salvar Israel de forma espetacular. Mas o profeta Amós utilizou essa frase como símbolo do juízo iminente de Deus sobre Israel, Am 5:18. Sofonias reconhecia o dia do Senhor como julgamento universal, abrangendo todas as nações, Sf 1: 14-18.
Os profetas Joel e Isaías falam do dia do Senhor como um dia de trevas e escuridão. Contudo, o juízo é seguido de uma nova glória e nova luz, Jl 2: 2, 28, 32; Is 24: 21-23. Em Daniel, o juízo universal de Deus introduz a chegada do reino dos santos do Altíssimo, Dn 7: 10-28. O pensamento de um juízo universal das nações introduz a promessa da inauguração do reino perene dos santos do Altíssimo.
b) Dia da manifestação da soberania divina. No dia do Senhor todos os povos reconhecerão a supremacia e o senhorio do Deus de Israel sobre o universo. Será um dia de juízo sobre as nações inimigas e o triunfo dos remanescentes fiéis israelitas.
O tema "dia do Senhor" possui tanto um cumprimento imediato como escatológico no Antigo Testamento. Ao mesmo tempo que o profeta anunciava o juízo e salvação iminentes, também prenunciava o grande e terrível dia do Senhor, o juízo final escatológico. "Por que o dia do Senhor está prestes a vir sobre todas as nações […] mas no monte Sião haverá livramento […] e o reino será o Senhor". Ob 15,17,21. O livro de Obadias descreve o juízo de Deus sobre Edom e a salvação de Israel, mas este juízo e salvação são apenas amostras do juízo e salvação plenas que estavam por vir.
Assim, a expressão Dia do Senhor, nos mostra que Deus esta no controle da História da humanidade e Ele ira cumprir a sua palavra movendo todas as circunstancias para que sua palavra se cumpra.
Na próxima semana estudaremos o tema: “Últimos dias, tempos difíceis”. Não perca este estudo.
Pr Josias Moura de Menezes
2 comentários em “Estudo para o culto de doutrina da Igreja do Betel Brasileiro Geisel. Tema: A escatologia na mensagem Profética”
Parabens pastor Josias. É uma benção este estudo sobre Escatologia. muito esclarecedor…Deus o abençoe em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Parabens Pr ,sou Presbitero ja estudei sobre isso ,bate certinho tudo que o irmao tem dito nesse estudo ,meu desejo é qe o Senhor continue te abençoando grandemente meu Querido irmao és um grande instrutor na palavra ,tem certeza,muitos tem sido edificado com essas msagens…Abraços