Assine nosso site

Receba nossas publicações em seu email.

Junte-se a 8.527 outros assinantes

Estudo da EBD. Lição: Guarda o que tens

QUER RECEBER ARTIGOS INFORMATIVOS, ESTUDOS BÍBLICOS, REFLEXÕES, SERMÕES E CURSOS GRATUITOS TODA SEMANA EM SEU WHATSAP?

Entre no grupo do Professor Josias Moura agora e receba todos estes recursos gratuitamente.

Guarda o que tens

Apocalipse 3:11,12

INTRODUÇÃO

Como quase todos sabem, “filadélfia” significa “amor dos irmãos”. Sem dúvida, o amor fraternal é uma característica importante dos cristãos. Somos “por Deus instruídos que [devemos amar] uns aos outros” (1 Ts 4:9); somos instruídos por Deus Pai (1 jo 4:19), Deus Filho (Jo 13:34), e Deus Espírito Santo (Rm 5:5).

Mas não basta amar a Deus e aos irmãos em Cristo, também é preciso amar o mundo perdido e procurar alcançar os incrédulos com as boas-novas da cruz. A igreja de Filadélfia tinha essa visão de alcançar o mundo perdido, e Deus colocou diante dela uma porta aberta.

Se havia algo que a Igreja de Filadélfia não deveria perder, era a capacitar de amar ao próximo.

Filadélfia ficava em um local estratégico na rota principal do Correio Imperial de Roma para o Oriente, sendo chamada, assim, de “portal para o Oriente”. Também era conhecida como “pequena Atenas” por causa do grande número de templos na cidade. Sem dúvida, a igreja situava-se em um lugar de oportunidades extraordinárias.

O único problema mais sério em relação à localização era a ocorrência de abalos sísmicos. Filadélfia encontrava-se sobre uma falha geológica e, no ano 17 a.C., foi destruí­da por um forte terremoto, que também devastou Sardes e outras dez cidades. Alguns cidadãos recusaram-se a voltar para a cidade depois desse acontecimento, preferindo permanecer nos campos ao redor, conhecidos como “terra queimada”. Ao que parece, a cidade do amor fraternal não era nada segura!

O Salvador oferece três promessas maravilhosas e encorajadoras.

Em primeiro lugar, ele trataria de seus inimigos (Ap 3:9). Um dia, essas pessoas teriam de reconhe­cer que os cristãos estavam certos! (ver Is 60:14; Fp 2:10, 11). Deus encarrega-se das lutas do cristão que cuida da obra de Deus.

Em segundo lugar, ele os livraria da tribulação (Ap 3:10). Sem dúvida, trata-se de uma referência ao tempo de Tribulação que João descreve em Apocalipse 6 a 19, o “tem­po de angústia para Jacó” (Jr 30:7). Essa não é uma tribulação local, pois envolve os “que habitam sobre a terra” (ver Ap 6:10; 8:13; 11:10; 12:12; 13:8, 12, 14; 14:6; 17:2, 8). A referência imediata pode ser à perseguição oficial romana que estava por vir, mas a re­ferência final é à Tribulação que sobrevirá a toda a Terra antes de Jesus Cristo voltar para estabelecer o seu reino. De acordo com vários estudiosos da Bíblia, Apocalipse 3:10 é uma promessa de que a Igreja não pas­sará pela Tribulação, pois será levada para o céu antes que esse período tenha início (ver 1 Ts. 4:13 – 5:11). A admoestação “Venho sem demora” enfatiza essa idéia.

A terceira promessa aos cristãos de Filadélfia é que Deus os honraria (Ap 3:12). É provável que o simbolismo desse versículo fosse particularmente significativo para as pessoas que viviam sob o perigo constante de terremotos: a estabilidade da coluna, não precisar fugir, uma cidade celestial indes­trutível. As cidades antigas muitas vezes homenageavam seus líderes construindo para eles colunas com seu nome inscrito. As colunas de Deus não são feitas de pedra, pois não existe templo na cidade celestial (Ap 21:22). Suas colunas são as pessoas fiéis chamadas pelo nome de Cristo para a glória dele (Gl 2:9).

Em sentido bastante real, a Igreja de hoje é semelhante à igreja de Filadélfia, pois Deus colocou várias portas de oportunidade diante de nós. Se ele abre as portas, devemos trabalhar; se ele as fecha, devemos esperar. Acima de tudo, devemos ser fiéis a ele e ver as oportunidades, não os obstáculos. Quem deixar as oportunidades passarem perderá as recompensas (coroas), o que significa ficar envergonhado diante do Senhor quando ele vier (1 Jo 2:28).

Filadélfia era uma Igreja fiel, que guardava a palavra de Cristo e não o negava(Ap 3:8). Os membros tinham suportado a oposição do mundo, resistido á conformação ás tendências malignas das demais igrejas e perseverado na lealdade a Cristo, e na verdade do evangelho.

Por causa da perseverança deles na fidelidade, Deus promete livrá-los da hora da provação. No entanto, o que mais me chama a atenção nesta carta é o versículo à seguir: “Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa”. Ap 3:11.

Esta palavra é um alerta de Cristo á sua Igreja com relação a vigilância em observar a sua volta eminente e repentina, no entanto, precisamos como Igreja GUARDAR o que temos para não perdermos á promessa.

Gostaria de Relacionar algumas coisas que devemos GUARDAR segundo a palavra de Deus para que ninguém perca a sua Coroa:

1- Devemos Guardar o CORAÇÃO. – “Sobretudo o que deves guardar, guarda o teu CORAÇÃO, porque dele procede as saídas da vida”.(Pv 4:23). 

Segundo o sábio Salomão, o coração deve ser guardado com afinco pois ele é responsável por nossas emoções, desejos e sentimentos que são os maiores alvos do inimigo na vida de uma pessoa, quando o adversário consegue minar o coração de alguém, ele se apodera de todo o seu ser, porém, aquele que entrega o seu coração nas mãos do Eterno sempre terá auxílio e sustentação na hora da tentação.

Lembre-se que Davi mesmo sendo rei de Israel e segundo o coração de Deus, não foi poupado do preço a ser pago por ele quando deixou de guardar o seu coração, deitando-se com Bate-Seba mulher de seu soldado e logo depois cometendo um homicídio mandando matar Urias.

O preço foi caro, mas foi nesse momento que Davi se arrepende do seu descuido, e descobre o seu coração diante de Deus em uma oração linda no Salmo (51:10-11) “Cria em mim ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo”.

2- Devamos Guardar os PÉS. – “Guarda o teu Pé quando entrares na casa do teu Deus…”(Ec 5:1). 

Mais uma vez Salomão nos adverte á vigiarmos em tempo oportuno, além do coração como foi citado acima, agora ele faz mensão aos pés.

Os Pés são os responsáveis pelo equilíbrio do nosso corpo, é o meio de sustentação que nos mantém erguidos ou em Pé.

Você já viu alguém que não possui os pés conseguir se equilibrar ou ter firmeza? não, pois bem, vendo pelo panorama espiritual Salomão estava alertando com relação á reverência 0e o respeito na Casa de Deus, porque o diabo desde o princípio tenta ferir o Calcanhar da igreja (Gn 3:15), ou seja, o alicerce espiritual que te mantém de pé, ele tenta ferir teus pés 24 horas por dia tentando te colocar no chão, porém, devemos estar com nossos pés calçados com a preparação do Evangelho da paz (Ef 6:115) e revestidos de toda armadura de Deus para que possamos resistir nos dias maus, tendo a certeza que o Senhor estará conosco não deixando os nossos Pés vacilarem (Sl 121:3).

3- Devemos GUARDAR a Fé. – “Combati um bom combate, acabei a carreira e guardei a fé”. (II Tm 4;7). 

O que Paulo estava ensinando ao seu filho na fé Timóteo era que apesar de tanta labuta, tantas provações que enfrentou durante o seu ministério, ele corajosamente estava no fim de sua carreira, porém não havia deixado para trás aquilo que trilhou lado a lado durante todo o tempo … a FÉ. Uma palavra tão pequena e de um significado tão grande que rege nossas vidas.

Jesus em seu ministério terreno procurava Fé nos corações mas o que mais encontrou foi incredulidade.

Hoje infelizmente não está diferente dos tempos antigos as pessoas estão cada vez mais materialistas e carnais, só acreditam naquilo que podem ver ou tocar, o sobrenatural não faz nenhum sentido para eles, não foi o que o escritor á carta aos Hebreus disse: ” Ora a Fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem (Hb 11:1).

Que o Senhor possa estar acrescentando fé em cada coração, pois ela nos dará bençãos no tempo presente e salvação no tempo futuro.

4- Devemos GUARDAR a Palavra. “Guardei a tua Palavra no meu coração, para eu não pecar contra Ti” (Sl 119:11). 

O Salmista foi incisivo quando declamou esta poesia ensinando-nos uma lição de obediência e temor á Deus.

Nós buscamos guardar tantas coisas no nosso dia a dia, e nos esquecemos que uma das coisas mais importante é guardar a Palavra de Deus.

É triste dizer mais até mesmo em nossas Igrejas estão dando muito mais ênfase a tantas outras liturgias e estão dando tão pouco crédito para a palavra do Senhor, canta-se muito e prega-se pouco, são 2 horas de louvores e 10 minutos para Palavra, que o Senhor tenha misericórdia do seu povo e que possamos dar muito mais Primazia para a palavra, pois é a palavra de Deus que Liberta o cativo, que da saúde e vida (Pv 4:22), serve de Lâmpada para os pés e luz para o caminho ( Sl 119:105);

Purifica o caminho do Jovem (Sl 119:9); Abre portas onde ninguém poderá fechar (Ap 3:8).

Conclusão

“Venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.” Apocalipse 3:11.

Em nenhuma outra parte das profecias do Apocalipse é feita referência à segunda vinda de Cristo com tanta evidência.

À Igreja em Tiatira foi dito: “Mas, o que tendes retende-o até que Eu venha”. À igreja em Sardes foi admoestado: “E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão”, demonstrando maior aproximação do grande acontecimento. Mas à igreja em Filadélfia, o tema da segunda vinda de Cristo soou como uma esperança e até como uma realidade próxima.

Nossa esperança em um mundo de tantos conflitos é que Jesus breve vem para buscar a sua Igreja. Que saibamos espera-lo com as virgens prudentes e como os servos bons e fieis que usaram seus talentos.

👉Gostou do nosso site? Ajude-nos a mantê-lo e melhorá-lo ainda mais!

 
👉Abençoe-nos com uma doação voluntária por PIX tipo CPF:  02385701421.
👉 Envie o seu comprovante de doação  para o zap  +55 83 98780 9208   e lhe enviaremos uma das bibliotecas digitais deste site gratuitamente. 

👉Seja um parceiro desta iniciativa e ajude a espalhar o conhecimento e a palavra de Deus. 

“Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.” Lucas 6:38

SOBRE O AUTOR:
Josias Moura de Menezes

É formado em Teologia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Licenciatura em Matemática. É especialista em Marketing Digital, Produção Audiovisual para Web, Tecnologias de Aprendizagem a Distância, Inteligência Artificial, Jornalismo Digital e possui Mestrado em Teologia. Atua ministrando cursos de capacitação profissional e treinamentos online em diversas áreas. Para mais informações sobre o autor <clique aqui>.

Compartilhe esta mensagem

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Print
Email

👉 POSTAGENS RELACIONADAS

👉 FAÇA NOSSOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA GRATUITOS

👉 ADQUIRA NOSSAS BIBLIOTECAS DIGITAIS

Deixe uma resposta

Olá. Posso ajudar?
Rolar para cima

Deseja receber estudos, textos, cursos e artigos diretamente no seu WhatsApp? 👉 Participe de um dos grupos do Prof. Josias!