Assine nosso site

Receba nossas publicações em seu email.

Junte-se a 8.532 outros assinantes

SERMÃO: AVIVAMENTO, UMA NECESSIDADE URGENTE

QUER RECEBER ARTIGOS INFORMATIVOS, ESTUDOS BÍBLICOS, REFLEXÕES, SERMÕES E CURSOS GRATUITOS TODA SEMANA EM SEU WHATSAP?

Entre no grupo do Professor Josias Moura agora e receba todos estes recursos gratuitamente.

Sermão Pregado pelo Pr Josias Moura de Menezes

“O SENHOR te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam.   Os teus filhos edificarão as antigas ruínas; levantarás os fundamentos de muitas gerações e serás chamado reparador de brechas e restaurador de veredas para que o país se torne habitável. ” (Isaías 58:11-12 RA)

Introdução

O reavivamento é uma necessidade urgente dos nossos dias. Almas estão a morrer sem Cristo e muitos na Igreja estão sem experimentar o poder do Espírito. Além disso, o próprio crente fica cansado, ao descobrir que sua vida espiritual se transformou numa rotina, enfadonha, sem graça e sem experiências novas com Deus. O bom da vida com Deus são as experiências com Ele, a renovação a cada dia experimentada com Ele em meio às lutas e todos os momentos da nossa existência.
Atente para o que vou dizer. O crente precisa ser reavivado quando esta vivendo abaixo do padrão estabelecido pela palavra de Deus.  Em muitos momentos oramos pedindo avivamento, poder, renovação, etc…, mas a condição para recebermos um real avivamento é  resolvermos viver realmente uma vida comprometida com o padrão estabelecido por Deus na sua palavra.

Desenvolvimento

St. Como começa o avivamento?

O avivamento começa com oração persistente

Um homem de Deus chamado R. A Torrey diz: “o avivamento real precisa ser buscado através de uma oração zelosa, persistente e cheia de fé. O diabo deu um golpe de mestre ao conseguir que muitos crentes e até mesmo igrejas coloquem de lado, esta poderosa arma, que é a oração.
O Senhor exclama por meio de Ezequiel 22:30: “… Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim, a favor desta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei…”. Nos dias de hoje, o clamor de Deus é o mesmo. O Senhor procura intercessores, pessoas que orem e clamem diante dEle!

É bom lembrar que sempre que vemos um avivamento em algum lugar, descobriremos que um Jacó desconhecido tem lutado em oração por esta benção; ou algum Elias sozinho, com a cabeça curvada sobre os joelhos tem orado por um dilúvio espiritual, sempre há aqueles que pagam o preço em busca de avivamento.
Ilustração. Em Newport, na Inglaterra havia um grupo de homens que se reunia todos os sábados à noite para por Charles Spurgeon para que ele fosse ungido poderosamente ao começar o seu ministério em Londres. É interessante notar que os resultados logo vieram. Charles Spurgeom começou a pregar tão poderosamente que as pessoas ficaram maravilhadas e milhares foram avivados e salvos.
A oração incessante e desesperada foi a que Ana fez no templo de Jerusalém. (I Samuel cap. 1). Ana estava tão quebrantada na presença de Deus que nem o sacerdote compreendeu o que estava acontecendo. Mas, Ana recebeu a resposta de Deus.
Ilustração. Muitos, talvez já ouviram falar de Charles Finey, um grande pregador usado por Deus para gerar avivamento. Charles Finey conta que havia um pobre homem tuberculose que não era capaz de fazer outra coisa senão orar. Essa oração era tão poderosa que surgiram vários avivamentos sobrenaturais no ministério de Charles.
Em Atos 12:5 lemos que “…a Igreja fazia continua oração…”. Esta era uma das marcas da igreja primitiva: a contínua oração. O oração deles teve resposta. No dia de Pentecostes o Espirito Santo veio sobre todos. Foi por isso que o avivamento e poder do Espírito Santo veio sobres.
A nossa oração tem poder. Veja o que Jesus diz: “Tudo o que ligardes na terra, será ligado no céu.” (Mt. 16:19). Portanto, é hora de você eu ligarmos nossas vozes no propósito de clamar por avivamento e poder do Espírito Santo.
A igreja vive no mundo. Ela vive no mundo com o objetivo de conquistá-lo para Deus. É por isso que Jesus diz: “Vos sois luz do mundo…”. Porém, uma situação preocupante é quando o mundo invade a igreja, quando ele está dentro da Igreja. Quando isso acontece, a presença de Deus é sufocada, os dons espirituais se acabam, o poder do Espírito Santo diminui, o povo se acomoda e fica espiritualmente frio.
Andrew Bonar era um homem que estava insatisfeito em sua época com a presença de mundanismo na sua igreja. Certa vez ele falou: “Procurei a Igreja e encontrei-a no mundo; procurei o mundo e aí o encontrei-o na igreja”.
O mundanismo tira da igreja a sua pureza, o seu poder, e coloca  a Igreja do Senhor em posição de não ser a verdadeira noiva de Cristo.
Ilustração. Certa vez um crente disse ao seu pastor: Pastor, ore por mim, pois quando chegam épocas de festas como o carnaval, me sinto fraco e sinto que vou cair e deixar Deus. O pastor respondeu: Filho, sabe qual é seu problema? Você esta na Igreja, mas o mundo ainda está dentro de você.
Tenho algo importante pra te dizer. Lamentavelmente, muitas pessoas estão orando por avivamento, por mais poder de Deus, mas nunca vão receber a resposta, se o mundo permanecer dentro destas pessoas, se não estiverem determinadas a tentar viver no padrão da palavra de Deus.
Meu querido irmão, não deixe o mundo prevalecer dentro de você. Quem prevalecerá é o Espírito Santo se você deixar e permitir.

O avivamento começa com uma experiência com o Espírito Santo

Não pode haver avivamento sem o Espírito Santo. Ele é o autor de todos os movimentos vindos do céu. Veja a experiência da Igreja em Atos 2:1-4:

“1Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; 2de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. 3E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. 4Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.”

O texto diz que veio do céu um som. É assim que começa um avivamento verdadeiro. Começa no céu, no coração de Deus, e atinge a todos nós que estamos aqui na terra.
Devemos esperar a vinda de um grande avivamento sobre a terra antes de Jesus vir buscar a Igreja. Nessa época, a Igreja será preparada para se encontrar com o noivo. Eu e você estaremos com este grupo de ungidos e escolhidos. Mas, antes desse evento a igreja será avivada, o que esta impuro nela, será arrancado pelas mãos de Deus. Portanto, devemos esperar um grande e mundial avivamento antes de chegar vir.
Há uma profecia de Joel que fala sobre este grande avivamento em Atos 2:17-18: “17E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos; 18até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e profetizarão”.
Devemos esperar este novo avivamento, com oração, com santidade, com temor e amor principalmente por Deus. A igreja primitiva sabia esperar. E esperaram a descida do Espírito Santo, com oração. A Bíblia diz em Atos 1:14: “14Todos estes perseveravam unânimes em oração”. Será que temos visto igrejas e crentes esperando um avivamento? Você tem esperado um avivamento para sua vida, em oração?
Certa vez, um grupo de teólogos e estudiosos da Bíblia discutiam sobre o batismo com o Espirito Santo, se deviam pedir o batismo ou esperar, se os dons eram atuais ou coisa do passado. Após muita discussão improdutiva, um homem chamado A. T. Pierson disse a todos: “é melhor pararmos de discutir e começarmos a orar”. Após algum momento todos puderam sentir a presença sobrenatural do Espírito santo naquele lugar. É isto que precisamos também fazer.
Era isto que a igreja primitiva fazia. Não se perdiam em discussões improdutivas. Eles oravam para escolher um novo apostolo, ou para esperar a chegada de um avivamento. E quando este avivamento chegou milhares de pessoas foram alcançadas em Jerusalém.

CONCLUSÃO

  1. Dizem os cientistas que se a nossa terra se afastasse do sol, ou se acontecesse de o sol se apagar, dentro de três dias isto acabaria com toda a forma de vida vegetal e animal. Todo átomo de umidade, quer no mar, quer no ar, se transformaria em gelo e neve eternos. Assim, como o mundo físico precisa do calor, o mesmo ocorre conosco. Deus é o nosso sol, e o avivamento são os raios desse sol que nos aquece.
  2. Há um livro que tocou muito o meu coração a alguns atrás, chamado “Os caçadores de Deus”. O autor diz em certa parte:  “O Senhor não vai derramar Seu Espírito onde não há fome e sede d’Ele”. Pense nisso. Você tem sede de Deus? Sede da presença Dele? Ao entrar na Igreja, você entra com sede, com anseio de experimentar e sentir o agir de Deus? Deus não irá derramar poder, onde não há sede de poder, Deus não irá derramar dons, onde não há sede e fome de dons.
  3. É preciso de sede e fome de Deus para sermos cheios de sua presença em todos os momentos.

    👉Gostou do nosso site? Ajude-nos a mantê-lo e melhorá-lo ainda mais!

     
    👉Abençoe-nos com uma doação voluntária por PIX tipo CPF:  02385701421.
    👉 Envie o seu comprovante de doação  para o zap  +55 83 98780 9208   e lhe enviaremos uma das bibliotecas digitais deste site gratuitamente. 

    👉Seja um parceiro desta iniciativa e ajude a espalhar o conhecimento e a palavra de Deus. 

    “Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.” Lucas 6:38

    SOBRE O AUTOR:
    Josias Moura de Menezes

    Possui formação em Teologia,  Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Licenciatura em Matemática. É especialista em Marketing Digital, Produção de Conteúdo Digital para Internet, Tecnologias de Aprendizagem a Distância, Inteligência Artificial e Jornalismo Digital, além de ser Mestre em Teologia. Dedica-se à ministração de cursos de capacitação profissional e treinamentos online em diversas áreas. Para mais informações sobre o autor veja: 🔗Currículo – Professor Josias Moura

    Compartilhe esta mensagem

    Imprimir
    WhatsApp
    Facebook
    Twitter
    LinkedIn
    Pinterest
    Email

    👉 ADQUIRA NOSSOS PRODUTOS

    👉 FAÇA NOSSOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA GRATUITOS

    👉 VEJA TAMBÉM

    Rolar para cima

    Deseja receber estudos, textos, cursos e artigos diretamente no seu WhatsApp? 👉 Participe de um dos grupos do Prof. Josias!