UNIDADE CRISTÃ
TEXTO: “Portanto, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões, completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa. Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai” (Filipenses 2.1-11).
EXPOSIÇÃO DO TEXTO: Filipos era uma cidade cosmopolita, e a composição da igreja refletia sua grande diversidade, com pessoas de vários níveis. De várias origens, formação e condições de vida. O capítulo 16 de Atos nos dá uma indicação da diversificada composição dessa igreja. Ela incluía tanto Lídia, uma judia convertida da Ásia e uma mulher de negócios próspera (At 16.14), como uma menina escrava (At 16.16,17), provavelmente, nascida na Grécia; além do carcereiro que servia nessa colônia do império, talvez de origem romana (At 16.2Í5-36). Com tantos membros de diferentes origens e formações, devo ter sido muito difícil manter a união. Embora não existissem evidências de divisões na igreja, a unida de precisava ser resguardada (3.2; 4.2).
DISCUSSÃO:
1. Será que você está sendo egoísta, agarrando-se aos seus direitos?
2. Será que está disposto a servir aos semelhantes?
CONTEXTO: muitas vezes as pessoas justificam seu egoísmo, orgulho ou maldade como tendo direito a tais sentimentos. Pensam: “Posso trapacear nesse teste; afinal, mereço ser aprovado”, ou “Posso gastar todo esse dinheiro comigo mesmo — trabalhei bastante para isso”, ou “Posso fazer um aborto, pois tenho o direito de controlar meu próprio corpo”. Mas como crentes, devemos adotar uma atitude diferente, aquela que nos permite deixar de lado nossos direitos, a fim de servirmos aos outros. Se dissermos que seguimos Cristo, devemos também dizer que queremos viver como Ele viveu. Devemos desenvolver sua atitude de humildade quando servimos, mesmo se, provavelmente, não recebermos nenhum reconhecimento pelos nossos esforços.
CONCLUSÃO: a maioria das pessoas fica preocupada em causar boa impressão aos outros, ou agradar a si próprias, porém, o egoísmo traz a discórdia, a cisão do sentimento de comunidade, de partilha. Paulo insiste na unidade espiritual, pedindo aos filipenses para amarem uns aos outros e se unirem em espírito e propósito. Quando trabalhamos juntos, cuidando dos problemas de nossos semelhantes como se fossem nossos, revelamos o exemplo de Cristo, ao colocar os outros em primeiro lugar e viver em unidade. Não se preocupe tanto em causar boa impressão, ou satisfazer suas necessidades, a ponto de estremecer seu relacionamento com a família de Deus.
APLICAÇÃO: para sermos semelhantes a Cristo, devemos nos condicionar a procurar pensar como Ele. Para mudarmos os nossos desejos e alcançarmos essa semelhança, precisamos do poder do Espírito Santo que habita em nós (1.19). Da influência de cristãos fiéis, da obediência à Palavra de Deus (e não apenas estarmos expostos a ela) e do serviço sacrificial. Na maioria das vezes, é fazendo a vontade de Deus que desenvolvemos o desejo de continuarmos a fazer a sua vontade (ver 4.8,9). Faça a vontade do Senhor, agrada-te dele e Ele satisfará os desejos do seu coração.
Para Mais informações sobre nossos cursos e bibliotecas digitais acesse nosso site: http://setebras.com/
Nosso whatsap para contato e informações é: (083) 98780-9208
[googleapps domain=”docs” dir=”forms/d/e/1FAIpQLSf48_abeROh27Hu6pbadrGo3_PtucsUXWEzYTkL1eZa8gWMQg/viewform” query=”embedded=true” width=”100%” height=”1000″ /]
Descubra mais sobre Professor Josias Moura
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.