Assine nosso site

Receba nossas publicações em seu email.

Junte-se a 8.530 outros assinantes

Aula 01 – Diga não as pressões da turma – Série sem medo de ser diferente

QUER RECEBER ARTIGOS INFORMATIVOS, ESTUDOS BÍBLICOS, REFLEXÕES, SERMÕES E CURSOS GRATUITOS TODA SEMANA EM SEU WHATSAP?

Entre no grupo do Professor Josias Moura agora e receba todos estes recursos gratuitamente.

Texto básico 1 Tessalonicenses 4.1-7

Versículo-chave “Foge, outrossim, das paixões da mocidade.”
2 Timóteo 2.22

INTRODUÇÃO

Você está numa fase diferente da vida! Já passou pela fase da infância – não é mais criança! Já passou pela pré-adolescência e agora é um adolescente! Que legal! Mas será que você sempre se acha legal?

1. Seu corpo
Você se pergunta se as transformações que estão ocorrendo no seu corpo são normais? As mudanças, muitas vezes, incomodam, não é? Que vergonha um adolescente sente com a mudança de voz – às vezes, uma voz grave e, outras vezes, aquela voz “fininha”! E como são chatas as espinhas que aparecem justo no dia daquela festa tão especial!

2. Suas emoções
E as suas emoções! Tem hora que você se sente tão alegre e, de repente, sem razão, fica desanimado. Tem hora que você gosta de si mesmo e hora em que odeia sua aparência, sua maneira de ser, tudo a respeito de si mesmo! Às vezes, você está de bem com o mundo, seus pais, irmãos, colegas e a igreja… e, de repente, você odeia a todos e quer ficar sozinho!

É muito importante que você compreenda que a adolescência é uma fase de muitas transformações físicas, de altos e baixos emocionais.

Todos os adolescentes passam por essas experiências. Você não está sozinho – não é o único!

3. Suas dúvidas
A adolescência também é tempo de perguntas, dúvidas e questionamentos – “Devo ir a tal lugar?”; “Devo ou não assistir a filmes pornográficos?”; “Posso transar com a namorada ou não?”; “Convém experimentar drogas ou bebidas alcoólicas?”, etc.

4. Suas pressões
A adolescência é também a época em que sentimos necessidade de ser iguais aos colegas em quase tudo. Queremos nos vestir de modo parecido – a mesma marca de tênis, a grife da moda, o mesmo tipo de cabelo, etc. Detestamos ser diferentes quanto à nossa aparência! Queremos e necessitamos ser aceitos.

Muitas vezes, achamos que temos de pensar exatamente como os outros pensam, usar o mesmo linguajar do grupo e fazer o que todos fazem. Quase sempre, para não sermos excluídos, acabamos cedendo às pressões porque queremos ser aceitos pelo grupo, e não queremos ser ridicularizados na frente dos outros. Para sentir segurança e aceitação, ou fugir de um deboche, preferimos ceder às pressões e aceitar ideias da turma.

Cedemos às pressões dos colegas em atitudes, pensamentos e ações que sabemos serem errados e contrários à palavra de Deus. Devemos ter coragem e determinação para dizer “NÃO”!

Romanos 12.2 diz:
“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (NVI).

Na Bíblia, temos vários exemplos de jovens que enfrentaram situações problemáticas, mas tiveram coragem para dizer “NÃO” às pressões do mundo e escolher agradar a Deus.

I – JOSÉ DISSE “NÃO” À IMORALIDADE (Gn 39.1-20)

Você está lembrado da história de José, quando estava lá no Egito, como escravo, na casa de Potifar?
A esposa de Potifar se apaixonou por José. Ela queria ter um caso com ele e o chamou muitas vezes para ter relações sexuais com ela. O que você teria feito nesta situação? Teria dito: “Bem, que posso fazer? Afinal de contas sou apenas um escravo numa terra estranha! Não posso desobedecer à vontade da patroa! Todo mundo cederia, nessa situação, para deixá-la feliz e contente! E se eu não ceder, o que ela vai fazer comigo? Como ficará a minha situação? Deus vai entender que eu não tenho outra opção a não ser ceder às pressões!”

É difícil resistir às pressões constantes. A Bíblia nos fala que “todos os dias ela insistia que ele fosse para a cama com ela” (Gn 39.10 NTLH), porém José teve coragem para dizer “NÃO”.

Você tem coragem de dizer “NÃO” quando seu namorado insiste para que durmam juntos? E quando ele diz que se você gostasse mesmo dele, provaria isso, transando com ele?

Em Gênesis 39.10 está escrito que “José evitava ficar perto dela” (NTLH). Que lição importante para nós! José evitava ficar sozinho com a mulher do patrão. E, de fato, lemos que José perguntou: “Como poderia eu fazer uma coisa tão imoral e pecar contra Deus?” (Gn 39.9 NTLH).

Mas, um dia, a mulher tentou usar a força, agarrou José e disse: “Vamos para a cama” (Gn 39.12 NTLH). José conseguiu fugir dela, pronto a pagar o preço da sua fidelidade a Deus e aos Seus padrões. Paulo deu a mesma orientação: “Fujam da imoralidade sexual” (1Co 6.18 NTLH).

Adolescente, evite situações em que você e seu(sua) namorado(a) fiquem sozinhos em casa ou no carro. Evite carícias que vão excitar seu instinto sexual. Fique atento! Tenha coragem de ser diferente de todos. Romanos 12.2 diz: “Não vivam como vivem as pessoas deste mundo” (NTLH). Se você é crente, você pertence ao Senhor Jesus e o Espírito habita em você, então tenha a coragem de ser diferente, de dizer “NÃO” ao padrão deste mundo.

II – MOISÉS DISSE “NÃO” AOS PRAZERES DO MUNDO (Hb 11.24-27)

Moisés é outro exemplo bíblico de alguém que resistiu às pressões do mundo. Hebreus 11.24-26 diz que: “Ele preferiu sofrer com o povo de Deus em vez de gozar, por pouco tempo, os prazeres do pecado. Ele achou que era muito melhor sofrer o desprezo por causa do Messias do que possuir todos os tesouros do Egito.” (NTLH).

Moisés estava em ótima situação na corte de Faraó, do ponto de vista material, mas reconheceu que as coisas materiais não são tudo na vida. Moisés teve coragem de abandonar o palácio real, com todo o seu conforto, luxo e materialismo e se identificar com os judeus que, naquela época, eram escravos de Faraó!

Você fica chateado quando seus pais não têm condições de permitir que você ande na moda? Às vezes, sente vergonha de sua família ou de sua casa?

Lembre-se das palavras do Senhor, em Mateus 6:33: “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça”

III – DANIEL DISSE “NÃO” AOS VÍCIOS (Dn 1 e 6)

Daniel era de família nobre, porém estava longe de sua terra, morando no palácio do grande Nabucodonosor, rei da Babilônia. Ele não estava lá por escolha própria, mas foi levado cativo quando sua terra natal foi invadida pelos babilônios. Daniel era um rapaz de boa aparência, e inteligente também (Dn 1.4). Você gostaria de ser assim? Ser bonito, inteligente e simpático é o sonho de todo adolescente, não é?

Daniel e os três amigos estavam longe de seu país e dos familiares, mas não estavam longe de Deus! Não esqueceram os princípios bíblicos que aprenderam desde crianças.

E você, adolescente? Você despreza os ensinamentos que aprendeu com os professores da escola bíblica e com seus pais? As tentações têm sido mais fortes que seus valores?

No palácio, Daniel e seus amigos poderiam comer do bom e do melhor! Já pensou: comer comida de um rei e beber do seu vinho? Que legal! Porém, Daniel e seus amigos não quiseram aquela comida farta, nem o vinho do rei! Daniel, então, criou coragem para ir falar com o supervisor do palácio, que ficou com medo de deixá-los somente comer verduras e beber água. Daniel falou com o guarda e ele concordou em fazer uma experiência por dez dias. Você acha que foi fácil para Daniel e seus três amigos tornarem-se diferentes? Pode ser que os outros rapazes vindos da Palestina tenham debochado deles, mas eles permaneceram firmes em seus propósitos.

Cuidado com a pressão dos colegas. Tenha coragem de ser diferente como Daniel e seus três amigos! Hoje, às vezes, ser amigo dos colegas significa consumir bebida alcoólica ou drogas! Resista!

Mais tarde, vemos Daniel com outro dilema — “obedecer a Deus em primeiro lugar ou ao rei?” (Dn 6.7). Quando foi baixada a ordem para não orar a outros deuses ou a outros homens, o que você teria feito? Teria dito a Deus que estava em apuros e não queria ser jogado na cova dos leões? Afinal de contas era só por 30 dias e depois tudo voltaria à normalidade. Que coragem Daniel teve! Coragem de ser diferente, de dizer “NÃO” às pressões!

CONCLUSÃO

Nas lições deste quadrimestre, vamos discutir alguns dilemas que todos os adolescentes enfrentam, mas lembre-se de que para o adolescente cristão, atitudes e comportamentos têm de ser governados pela palavra de Deus. Muitas vezes haverá conflito entre o que a Bíblia diz e o que todo mundo diz.

Tenha coragem, como José, Moisés e Daniel, de ser fiel ao padrão bíblico e não ceder às pressões da turma.

👉Gostou do nosso site? Ajude-nos a mantê-lo e melhorá-lo ainda mais!

 
👉Abençoe-nos com uma doação voluntária por PIX tipo CPF:  02385701421.
👉 Envie o seu comprovante de doação  para o zap  +55 83 98780 9208   e lhe enviaremos uma das bibliotecas digitais deste site gratuitamente. 

👉Seja um parceiro desta iniciativa e ajude a espalhar o conhecimento e a palavra de Deus. 

“Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.” Lucas 6:38

SOBRE O AUTOR:
Josias Moura de Menezes

É formado em Teologia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Licenciatura em Matemática. É especialista em Marketing Digital, Produção Audiovisual para Web, Tecnologias de Aprendizagem a Distância, Inteligência Artificial, Jornalismo Digital e possui Mestrado em Teologia. Atua ministrando cursos de capacitação profissional e treinamentos online em diversas áreas. Para mais informações sobre o autor <clique aqui>.

Compartilhe esta mensagem

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Print
Email

👉 POSTAGENS RELACIONADAS

👉 FAÇA NOSSOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA GRATUITOS

👉 ADQUIRA NOSSAS BIBLIOTECAS DIGITAIS

Deixe uma resposta

Olá. Posso ajudar?
Rolar para cima