Assine nosso site

Receba nossas publicações em seu email.

Junte-se a 8.530 outros assinantes

Estudo EBD: ADORAÇÃO VERDADEIRA. (Estudo Bíblico para Escola Dominical da igreja do Betel Brasileiro Geisel)

QUER RECEBER ARTIGOS INFORMATIVOS, ESTUDOS BÍBLICOS, REFLEXÕES, SERMÕES E CURSOS GRATUITOS TODA SEMANA EM SEU WHATSAP?

Entre no grupo do Professor Josias Moura agora e receba todos estes recursos gratuitamente.

Adoração verdadeira

Isaías 1: 10-17

“Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espirito e em verdade.” João 4: 24

INTRODUÇÃO

A adoração é um dos importantes aspectos em que as igrejas precisam crescer. Há muito a aprender e a pôr em prática nessa área. Adorar significa prestar culto, servir. Os adoradores de Deus têm-se multiplicado a cada dia. Poderíamos até ficar contentes com isso.

Mas, a grande pergunta que existe é: será que todos são verdadeiros adoradores? Será que existe uma consciência de adoração verdadeira a Deus ou está havendo uma mesclagem do sacro com o profano, da adoração sincera com a hipocrisia? Ao tempo do Antigo Testamento, já existiam muitos que se diziam adoradores. Mas o culto que prestavam não era aceito pelo Senhor, Is. 1: 13. Aprendemos no Novo Testamento que os verdadeiros adoradores precisam adorar a Deus em espírito e em verdade, Jo 4: 23.

QUE SIGNIFICA ADORAR A DEUS EM ESPÍRITO?

a) Adoração pressupõe novo nascimento, Jo 3:5. Somente aqueles que passaram pela regeneração podem prestar adoração: “ninguém pode dizer: Senhor Jesus! senão pelo Espírito Santo", 1 Co 12: 3. O verdadeiro adorador é aquele que morreu para o mundo, teve os sentimentos mundanos sepultados e agora vive para Deus, Rm 6: 11. E o Senhor mesmo quem coloca em nossos lábios um novo cântico, SI 40: 3. Isso significa adoração em espírito, pois vem do Espírito de Cristo que habita em nós, Rm. 8: 9; I Co. 3: 16.

b) O valor da hinologia na adoração. Hinologia é a arte de recitar, cantar ou compor hinos. No Novo Testamento há, segundo os intérpretes, trechos de hinos cantados na igreja antiga. São composições nitidamente cristãs. Ex: Ef 5: 14; 1 Tm 3: 16; Fp 2: 6-11; CU: 15-20; Hb 1:3. Atualmente, há nas igrejas canções com ritmos até bonitos, mas com letras vazias de adoração, de expressão, de consciência, de Palavra de Deus, Ef 4: 29. Muitas músicas são plagiadas, sem consistência. E há ritmos que levam mais ao embalo do corpo do que ao louvor a Deus.

As letras das canções que entoamos refletem nossa fé, nossa teologia. Se muitos dos cânticos de hoje são pobres de conteúdo é porque, também, estamos doutrinariamente empobrecidos. Hinos edificantes foram esquecidos em muitas igrejas. Mas seu conteúdo é riquíssimo e inspirador. Por isso, devem ser cantados.

c) O momento de adoração não pode ser banalizado. Muitas igrejas estão sendo banalizadas, pois os púlpitos estão se tornando palcos de shows e o Senhor dos senhores não tem sido adorado, reverenciado e, muitas vezes, nem ao menos lembrado. Adorar a Deus em espírito é mais sério que às vezes temos pensado. O texto de Eclesiastes 5:1 parece ter sido riscado de muitas Bíblias: “Guarda o pé, quando entrares na Casa de Deus.”

QUE SIGNIFICA ADORAR A DEUS EM VERDADE?

Quando Jesus disse que os verdadeiros adoradores adorariam o Pai “em verdade” referia-se à ausência da hipocrisia por parte dos adoradores. Quem adora “em verdade” tem coração sincero, íntegro. Jesus estava condenando o ritualismo judaico que impedia a realização de um culto sincero.

a) Conhecer o objeto da verdade. Na Bíblia, Jesus é a verdade de Deus. Ele é a expressão do que Deus é, Jo. 14:6; Hb. 1: 3. Por isso, o cristão procura, a cada dia, crescer na graça e no conhecimento de quem é seu salvador e mestre.

b) Andar de acordo com os princípios do evangelho. Davi perguntou: “Quem subirá ao monte do SENHOR? Quem há de permanecer no seu santo lugar?” E ele mesmo respondeu: “O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente.” SI.24:3,4. Se não há integridade, fidelidade ao Senhor, como poderemos prestar-lhe autêntica adoração? Adorar a Deus implica em muito mais que entoar alegres cânticos na igreja.

c) Adorar com sinceridade de coração. Em Isaías 1: 11-15 há dura condenação ao culto prestado de forma insincera. Sacrifícios e ofertas não significam real adoração. O profeta Oséias também trouxe uma palavra de condenação por causa da hipocrisia dos adoradores: “Pois misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos.” Os 6: 6.

ATITUDES QUE IMPEDEM A ADORAÇÃO

O escritor Alexandre Cerqueira, em seu livro Adoração & Adoradores, menciona diversas atitudes que impedem a adoração. Mencionamos algumas delas a seguir:

  • Traumas e feridas emocionais não curadas (abusos, roubos, traições, palavras negativas, frustrações, decepções, perdas, etc): Is 1: 5; Mt 11: 28-30;
  • Amargura, rancor, falta de perdão: Hb 12: 15;
  • Baixa-auto estima, complexo de inferioridade ou de superioridade: Tg. 3:14; 1 Sm 18: 1-9;
  • Impureza, imoralidade: Gl 5:19; 1 Co 6:9,18;
  • Problemas de relacionamento, contendas, divisões: Rm. 13: 13; 1 Co. 1:10;
  • Língua ferina, fofoca, falar mal do próximo, julgá-lo: Tg 3: 8; 4:11,12.
  • Mentira: Rm 1: 25; 1 Jo 2: 21.

CONCLUSÃO

Precisamos restaurar o sentimento da verdadeira adoração. É para isto que fomos chamados por Deus. Fomos criados para sermos verdadeiros adoradores.

Que Deus nos abençoe nesta tarefa.

👉Gostou do nosso site? Ajude-nos a mantê-lo e melhorá-lo ainda mais!

 
👉Abençoe-nos com uma doação voluntária por PIX tipo CPF:  02385701421.
👉 Envie o seu comprovante de doação  para o zap  +55 83 98780 9208   e lhe enviaremos uma das bibliotecas digitais deste site gratuitamente. 

👉Seja um parceiro desta iniciativa e ajude a espalhar o conhecimento e a palavra de Deus. 

“Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.” Lucas 6:38

SOBRE O AUTOR:
Josias Moura de Menezes

É formado em Teologia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Licenciatura em Matemática. É especialista em Marketing Digital, Produção Audiovisual para Web, Tecnologias de Aprendizagem a Distância, Inteligência Artificial, Jornalismo Digital e possui Mestrado em Teologia. Atua ministrando cursos de capacitação profissional e treinamentos online em diversas áreas. Para mais informações sobre o autor <clique aqui>.

Compartilhe esta mensagem

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Print
Email

👉 POSTAGENS RELACIONADAS

👉 FAÇA NOSSOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA GRATUITOS

👉 ADQUIRA NOSSAS BIBLIOTECAS DIGITAIS

0 comentário em “Estudo EBD: ADORAÇÃO VERDADEIRA. (Estudo Bíblico para Escola Dominical da igreja do Betel Brasileiro Geisel)”

  1. graça e paz fui muito tocado por este estudo da verdadeira adoração. encontrei verdadeira motivação para adorar ao nome do Senhor nosso Deus. SP araras

Deixe uma resposta

Olá. Posso ajudar?
Rolar para cima