A honra na família de Deus
Romanos 12.10
Para viver como família de Deus, e assim desfrutar da realidade dos céus na terra, pratique a honra. A honra gera relacionamentos que fornecem e promovem a vida. A honra reconhece com exatidão quem as pessoas são em Deus. A honra cria um lugar seguro, onde as pessoas são sempre incentivadas a lembrar-se de sua identidade. Uma família que cresce num processo de respeito e honra terá como resultado pessoas livres. Para viver como família de Deus é necessário RECONHECER O VALOR DAS PESSOAS.
Para reconhecer o valor das pessoas, honre-as pelo que SÃO, não por como se COMPORTAM (Romanos 11.6). Somos salvos pela fé. E isso não vem de nós. Não é por merecimento, ou por qualquer coisa que possamos fazer. Para vivermos uma cultura de honra, onde reconhecemos o valor das pessoas é preciso sempre lembrar que há um tesouro escondido a ser revelado em cada ser humano. Cada um foi feito a imagem de semelhança de Deus e é isso que precisamos reconhecer em cada pessoa, mesmo quando o seu comportamento, suas ações, suas escolhas não revelam a sua verdadeira identidade. Aqueles que pertencem a família precisam olhar para cada pessoa e perguntar a Deus qual é o tesouro escondido nela, e com muito amor trazer quem a pessoa realmente é, para fora.
Para reconhecer o valor das pessoas, honre o PRESENTE que são. Cada um de nós carrega em si algo único e exclusivo dado por Deus. Precisamos desenvolver e liberar os dons que Deus confiou a cada um na família igreja e para o mundo, fazendo a parte que nos cabe para trazer o Céu à terra. A honra reveste as pessoas de poder. Nossa família deseja que seus membros vivam em uma atmosfera onde é permitido errar, e por isso podem ousar, demonstrando a fé que todo filho do Reino de Deus foi criado para ter. Muitas vezes não conseguimos ver em nós mesmos os talentos, os dons que Deus nos deu. Por isso, a família/igreja ao honrar os seus, ajuda-os a desenvolver todo o seu potencial e a serem assim lançados para o seu destino profético.
Para reconhecer o valor das pessoas, trate-as como LIVRES (Gálatas 5.1). Foi para a liberdade que Deus nos criou, e não para controlarmos ou sermos controlados por outros. Honramos as pessoas quando acreditamos que elas farão suas melhores escolhas. Ajudamos, apontamos para Cristo, mas não decidimos pelos outros, nem permitimos que os outros o façam por nós. Na família da fé precisamos sempre lembrar o quanto Deus valoriza a liberdade. Ele não criou marionetes. Deus criou pessoas livres que podem inclusive escolher a Ele ou não, como Senhor e Salvador. Honramos e valorizamos as pessoas quando aceitamos suas escolhas, mesmo quando não concordamos com elas. A família não deve permitir que as pessoas usem a liberdade para gerar o caos, mas deve oferecer os limites para que as pessoas descubram a verdadeira capacidade do domínio próprio e da responsabilidade pessoal e assim possam crescer rumo à liberdade plena que o Pai deseja para Seus filhos.
MISSÕES: pense em alguém que precisa ser honrada na família de Deus. Não perca tempo: apresente Jesus Cristo para ele o mais breve possível.
SERVIÇO: comece hoje mesmo a orar por essa pessoa e a investir tempo para estar com ela, servindo-a nas suas necessidades e incentivando-a a crescer. Ofereça-se para orar e ler a Bíblia com ela.