Aula 01 – Sermão temático

ASSISTA A VÍDEO AULA:

Leia o texto desta aula para se aprofundar:

O Sermão Temático

Classificação dos Sermões

Há muitos tipos de sermões e vários meios de classificá-los. Na tentativa de classificá-los, os autores de obras de homilética usam definições diversas que às vezes se sobrepõem.

Alguns escritores classificam os sermões de acordo com o conteúdo ou assunto; outros, segundo a estrutura, e ainda outros quanto ao método psicológico usado no momento da apresentação da mensagem.

Existem outros métodos, mas talvez o menos complicado seja a classificação em temáticos, textuais e expositivos. Estudaremos a preparação de mensagens bíblicas examinando estes três tipos principais.

Definição do Sermão Temático

Começaremos a apresentação do sermão temático com uma definição que, se o estudante compreender bem, terá dominado os elementos básicos da redação temática.

Sermão temático é aquele cujas divisões principais derivam do tema, independentemente do texto.

Examine com cuidado esta definição. A primeira parte afirma que as divisões principais devem ser extraídas do próprio tema do sermão. Isso significa que o sermão temático tem início com um tema ou tópico, e que suas partes principais consistem em idéias derivadas desse assunto.

A segunda parte da definição declara que o sermão temático não requer um texto como base de sua mensagem. Isso não significa que a mensagem não seja bíblica, mas apenas que a fonte do sermão temático não é um texto bíblico. Entretanto, para termos a certeza de que o conteúdo da mensagem será totalmente bíblico, devemos principiar com um assunto ou tópico tirado da Bíblia. As principais divisões do esboço do sermão devem basear-se nesse tópico, e cada divisão principal deve apoiar-se numa referência bíblica. Os versículos nos quais se fundamentam as divisões principais devem ser, em geral, extraídos de porções bíblicas mais ou menos distantes umas das outras.

Exemplo de Sermão Temático

A fim de compreendermos com maior clareza a definição, trabalhemos juntos num esboço simples.

Escolheremos, como tema, razões para a oração não respondi­da. Note que não estamos usando um texto, mas um tema bíblico. Deste tema vamos derivar as divisões principais. Portanto, precisamos descobrir o que a Bíblia apresenta como razões para a oração não respondida.

Meditando em várias partes das Escrituras referentes ao nosso tema e trazendo-as à mente, encontramos textos como os seguin­tes, os quais indicam por que, com freqüência, a oração fica sem resposta: Tiago 4:3; Salmo 66:18; Tiago 1:6-7; Mateus 6:7; Provérbios 28:9 e 1 Pedro 3:7. É neste ponto que uma boa Bíblia de referência e uma concordância bíblica completa, ou uma Bíblia dividida em tópicos, são de valor inestimável.

Com a ajuda destas referências bíblicas descobrimos as seguin­tes causas para a oração não respondida:

  1. I.   Pedir mal, Tiago 4:3.
  2. II.    Pecado no coração, Salmo 66:18.
  3. III.  Duvidar da Palavra de Deus, Tiago 1:6-7.
  4. IV.  Vãs repetições, Mateus 6:7.
  5. V.    Desobediência à Palavra, Provérbios 28:9.
  6. VI. Procedimento irrefletido nas relações conjugais, 1 Pe­dro 3:7.

Aqui temos um esboço temático bíblico, cujas divisões princi­pais derivam do tema, razões para a oração não respondida, e são sustentadas por um versículo da Bíblia.

Unidade de Pensamento

É preciso observar que, segundo o exemplo dado acima, o sermão temático contém uma idéia central.

Em outras palavras, esse esboço trata de um único tema, a saber: razões para a oração não respondida.

Podemos pensar em muitos outros fatores importantes referentes à oração, tais como o seu significado, sua importância, seu poder, seus métodos e os resultados obtidos. Contudo, a fim de nos mantermos fiéis à definição do sermão temático, devemos basear no tema as partes principais do esboço, isto é, devemos limitá-lo à idéia contida no tema. Itens como o significado e a importância da oração devem ser omitidos dessa mensagem particular, porque nosso tema nos restringe ao trata­mento dos fatores que impedem a resposta de Deus às nossas orações.

Tipos de Temas

A Bíblia trata de todas as fases concebíveis da vida e das atividades humanas. Também revela os propósitos de Deus na graça para com os homens, no tempo e na eternidade. Assim, a Bíblia contém uma fonte inesgotável de temas, dentre os quais o pregador pode selecionar material para mensagens temáticas adequadas a toda ocasião e condição em que as pessoas se encontrem. Mediante o garimpar constante e diligente da Palavra, o homem de Deus enriquecerá sua própria alma com pepitas preciosas da verdade divina, possibilitando-lhe partilhar sua riqueza espiritual com outros, de modo a enriquecê-los também nas coisas que têm importância no tempo e na eternidade.

Do vasto tesouro do escrito sagrado podemos colher temas como: influências para o bem, pequenas coisas que Deus usa, erros dos santos de Deus, bênçãos através do sofrimento, resulta­dos da incredulidade, absolutos divinos que moldam o caráter, os imperativos de Cristo, os deleites do crente, as mentiras do diabo, conquistas da cruz, sinais do nascimento do crente, problemas que nos confundem, as glórias do céu, as âncoras da alma, remédios para as enfermidades espirituais, as riquezas do crente, conceitos bíblicos para a criação de filhos e dimensões do serviço cristão.

Mais adiante, neste capítulo, o aluno verá os princípios básicos para a construção das divisões principais dos esboços temáticos. O exame destes esboços mostrará ao leitor que eles não apenas possuem um tema ou tópico, mas também um título que difere do tópico. Apresentamos no capítulo 5 uma explicação completa de assunto, tópico, tema e título. Para nossos propósitos presentes, contudo, é bom notar que assunto, tópico e tema são sinônimos. O título, por outro lado, é o nome dado ao sermão, que deve ser interessante e atraente.

Escolhas de Temas

Aplicando-se o aluno ao estudo temático da Bíblia, descobrirá uma variedade tão grande de tópicos que às vezes não saberá como escolher um tema apropriado para uma mensagem.

Na seleção do tema, devemos buscar a direção do Senhor, que nos dará à medida que passamos tempo em oração e meditação da Palavra de Deus.

Outros fatores também podem influir na escolha de um assunto, que pode ser determinada pelo tema sobre o qual o pastor é chamado a pregar, ou pela ocasião específica na qual a mensagem deve ser entregue, Repito: certas condições existentes numa congregação podem indicar a necessidade ou conveniência de um tópico apropriado às circunstâncias.

Embora o sermão temático não se baseie diretamente num texto bíblico, o ponto de partida para uma idéia sobre a qual construí­mos um esboço temático pode ser um versículo bíblico. Por exemplo, Gálatas 6:17, diz: “Quanto ao mais, ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus.” Não há dúvida de que Paulo, nesta passagem, se refere às cicatrizes deixadas em seu corpo por seus perseguidores, cicatrizes que eram marcas visíveis de que ele pertencia a Cristo para sempre.

Fontes extrabíblicas revelam que, quando Paulo escreveu estas palavras, o ferrete era usado não apenas para marcar animais, mas também seres humanos, deixando marcas na carne que jamais podiam ser apagadas ou removidas. Pelo menos três tipos de pessoas exibiam cicatrizes desse tipo: escravos que eram posse de seus senhores, soldados que às vezes marcavam a si mesmos com o nome do general sob quem serviam, como prova de sua devoção total à causa, e devotos que se apegavam para o resto da vida a um templo ou à divindade que ali era adorada.

Como resultado desta informação, construímos o esboço temá­tico apresentado abaixo:       

Título: “As Marcas de Jesus”

Tema: As marcas de um crente dedicado.

  1. I.    Como o escravo, o crente dedicado leva a marca da posse do Mestre a quem ele pertence, 1 Coríntios 6:19- 20, Romanos 1:1.
  2. II.  Como o soldado, o crente dedicado leva a marca da devoção ao Comandante a quem serve, 2 Timóteo 2:3, 2 Coríntios 5:15.
  3. III. Como o devoto, o crente dedicado leva a marca de adorador do Mestre, à quem venera, Filipenses 1:20; 2 Coríntios 4:5.