Aula 03 – Sermão textual

ASSISTA A VÍDEO AULA:

Definição

No sermão textual temos um tipo de discurso diferente do sermão temático. Neste, iniciamos com um texto; naquele, começamos com um tema. Observe com cuidado a definição de sermão textual:

Sermão textual é aquele em que as divisões principais são derivadas de um texto constituído de uma breve porção da Bíblia. Cada uma dessas divisões é usada como uma linha de sugestão, e o texto fornece o tema do sermão.

O exame desta definição deixa claro que no sermão textual as linhas principais de desenvolvimento são tiradas do próprio texto. Desta maneira, o esboço principal mantém-se estritamente dentro dos limites do texto.

O texto pode consistir em apenas uma linha de um versículo bíblico, ou um versículo todo, ou até mesmo dois ou três versículos. Os autores de livros de homilética não definem especificamente a extensão da passagem que pode ser usada para o sermão textual, mas para o nosso propósito limitaremos o texto do esboço textual a um máximo de três versículos.

A segunda parte da definição afirma que cada divisão principal derivada do texto “é usada como uma linha de sugestão”. Isto significa que as divisões principais sugerem as feições a serem discutidas na mensagem. Às vezes o texto é tão rico e pleno que dele podemos extrair muitas verdades ou traços, que servirão para desenvolvimento dos pensamentos contidos no esboço. Outras vezes, pode ser-nos necessário recorrer a outras porções da Bíblia a fim de desenvolvermos as divisões principais. Em outras palavras, as divisões principais do esboço textual devem provir do próprio texto, mas o desenvolvimento pode proceder ou do texto ou de outras porções bíblicas.

A definição afirma ainda que “o texto fornece o tema do sermão”. Em contraste com o sermão temático, no qual começa­mos com um tópico ou tema, agora iniciamos com um texto, que indicará a idéia dominante da mensagem.

Exemplos de Esboços de Sermões Textuais

Como primeiro exemplo, tomemos Esdras 7:10, que diz: “Porque Esdras tinha disposto o coração para buscar a lei do Senhor e para a cumprir e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos.” Muitas vezes é útil consultar uma tradução moderna a fim de se obter um significado mais claro da passagem.

Examinando com cuidado o texto, observamos que o versículo todo tem como centro o propósito do coração de Esdras, e assim traçamos as seguintes divisões do versículo:

I.    Estava disposto a conhecer a Palavra de Deus, “Esdras tinha disposto o coração para buscar a lei do Senhor.”

II.  Estava disposto a obedecer à Palavra de Deus, “e para a cumprir”.

III.   Estava disposto a ensinar a Palavra de Deus, “e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos”.

Um bom tema, tirado das idéias sugeridas no texto, pode ser, pois, o propósito do coração de Esdras.

Cada uma das divisões principais, segundo a definição, agora é usada como “uma linha de sugestão” e indica o que vamos dizer acerca do texto.

Na primeira divisão principal, falaremos do propósito do coração de Esdras de conhecer a Palavra de Deus. Contudo, Esdras 7:10 não apresenta detalhes ou informações suficientes para o desenvolvimento da primeira divisão principal, por isso precisamos valer-nos de outras porções bíblicas para esse desen­volvimento.

Examinando o contexto de Esdras 7:10, descobrimos que o versículo 6 do mesmo capítulo diz: “Ele [Esdras] era escriba versado na lei de Moisés, dada pelo Senhor Deus de Israel”. Os versículos 11,12 e 21 também se referem a Esdras como “escriba da lei de Deus”. Os versículos 14 e 25 indicam ainda que até mesmo Artaxerxes, rei da Pérsia, reconhecia que Esdras tinha conhecimento da lei de Deus. Eis, portanto, um homem que, embora conhecesse bem a lei divina, não se contentou com o conhecimento que possuía, mas entregou-se ao estudo diligente a fim de saber mais. E isto ele fez em meio aos engodos e depravação de uma corte pagã onde, é evidente, ele era tido em grande consideração.

Enquanto Esdras lia a Palavra de Deus, certas passagens dos livros históricos e dos Salmos sem dúvida causaram-lhe grande impressão. No livro de Josué ele teria lido: ‘‘Não cesses de falar deste livro da lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo a tudo quanto nele está escrito; então farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido” (1:8). Em Provérbios 8:34-35 ele também teria notado: “Feliz o homem que me dá ouvidos, velando dia a dia às minhas portas, esperando às ombreiras da minha entrada. Porque o que me acha, acha a vida, e alcança favor do Senhor.” Então em Jeremias 29:13 ele teria ouvido o Senhor desafiar-lhe o coração: “Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração.” Certamente passagens como estas teriam impressionado e inspi­rado o escriba versado na lei, a buscar de todo o seu coração conhecê-la ainda mais intimamente.

Podemos resumir a primeira divisão principal em duas breves subdivisões. Note uma vez mais a primeira grande divisão: “Tinha disposto o coração para buscar a lei do Senhor”, e observe como conduz ela os nossos pensamentos às subdivisões, ou oferece sugestões sobre o que dizer sobre o texto.

1.    Em uma corte pagã.

2.    De uma maneira completa.

A segunda divisão principal do esboço de Esdras 7:10, diz: “Estava disposto a obedecer à Palavra de Deus”. De acordo com a definição do sermão textual, esta segunda divisão principal agora se transforma numa linha de sugestão, indicando o que deve ser discutido sob este título. Assim, devemos de alguma forma tratar da obediência de Esdras à Palavra de Deus, e, portanto, apresen­tar as seguintes subdivisões:

1.    Para prestar uma obediência pronta.

2.    Para prestar uma obediência completa.

3. Para prestar uma obediência contínua.

O versículo 10 não descreve o tipo de obediência que Esdras havia decidido prestar à Palavra de Deus, mas podemos colher estas idéias em outras parles do seu livro, especialmente nos capítulos 9 e 10.

Sob a terceira divisão principal, que diz: “Estava disposto a ensinar a Palavra de Deus”, podem-se desenvolver as seguintes subdivisões:

1.     Com clareza.

2.     Ao povo de Deus.

O texto não diz que Esdras planejava ensinar a Palavra de Deus a fim de tornar compreensível o seu sentido, mas isto se esclarece em Neemias 8:5-12.

Ao fazer o esboço de Esdras 7:10 em sua totalidade, deve-se tornar ainda mais claro ao leitor que cada divisão principal tirada do texto serve como linha de sugestão. As subdivisões não passam de um desenvolvimento das idéias contidas nas respecti­vas divisões principais; porém, o material das subdivisões é extraído de outras porções das Escrituras.

Título: “Dando Prioridade às Coisas Importantes”

Tema ou assunto: O propósito do coração de Esdras.

I.   Estava disposto a conhecer a Palavra de Deus.

1.    Numa corte pagã.

2.    De maneira completa.

II. Estava disposto a obedecer à Palavra de Deus.

1.    Prestar uma obediência pronta.

2.    Prestar uma obediência completa.

3.    Prestar uma obediência contínua.

II.     Estava disposto a ensinar a Palavra de Deus.

1.    Com clareza.

2.    Ao povo de Deus.

Observe que o título é diferente do tema. Daremos uma explicação mais completa sobre a criação de títulos nas aulas seguintes. Convém mencionar aqui, porém, que quando o tema do sermão é suficientemente interessante, pode também servir de título.

Para o segundo exemplo de esboço de um sermão textual, usaremos Isaías 55:7, que diz: “Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar.” As subdivisões deste esboço não foram tiradas total­mente do texto, pois a terceira subdivisão da última divisão principal provém de outras partes da Bíblia.

Título: “A Bênção do Perdão”

Assunto: O perdão divino.  Texto: Isaías 55:7

I.  Os objetos do perdão divino: “Deixe o perverso… os seus pensamentos.”

1.   O perverso (literalmente os que são vis externamen­te).

2.   O iníquo (literalmente, os que são pecadores “respei­táveis”).

II.  As condições do perdão divino: “Deixe… o seu cami­nho… converta-se ao Senhor.”

1.   O pecador deve deixar o mal.

2.    O pecador deve converter-se a Deus.

III. A promessa do perdão divino: “Que se compadecerá dele… porque é rico em perdoar.”

1.   Um perdão misericordioso.

2.    Um perdão abundante.

3.    Um perdão completo, Salmo 103:3; Miquéias 7:18-19; 1 João 1:9.

Os exemplos de esboços textuais dados acima devem ser suficientes para mostrar que as divisões principais no esboço textual devem ser tiradas do versículo ou versículos que formam a base da mensagem, ao passo que as subdivisões podem ser extraídas do mesmo texto ou de outras partes das Escrituras,’ desde que as idéias contidas nelas sejam um desenvolvimento adequado de suas respectivas divisões principais.

Quando as divisões principais e as subdivisões são tiradas do mesmo texto e expostas de maneira adequada, tal texto é tratado expositivamente.

Agora deixaremos a discussão das subdivisões e considerare­mos os aspectos principais do sermão textual. O método de desenvolvimento das divisões principais e das subdivisões, juntamente com exemplos adicionais de esboços textuais, será também apresentado nas próximas aulas.